Incêndio News

Um incêndio consome o supermercado Shibata, em São José dos Campos, desde o início da manhã desta segunda-feira, em Jacareí. O fogo começou por volta das 7h no estabelecimento da avenida Getúlio Vargas, que  teve trecho interditado.
No momento em que o fogo começou havia apenas funcionários na loja, que foi esvaziada.  Não há informações de vítimas.
Os bombeiros trabalham para tentar controlar o fogo, como há grande quantidade de material inflamável eles têm dificuldade para controlar o fogo.

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio no centro de São Paulo, na esquina da avenida Ipiranga com a rua do Boticário, na madrugada desta sexta-feira. De acordo com o tenente-coronel Correa Leite, do Corpo de Bombeiros, o fogo teve início em uma academia dentro de um prédio comercial. Um edifício residencial ao lado, com 25 andares, foi afetado pelas fumaça tóxica.

Segundo informações do coronel Roberto Rensi Cunha, dos bombeiros, pelo menos 30 vítimas foram socorridas por equipes no local e encaminhadas para hospitais como o Pronto-Socorro da Santa Casa, Hospital Vergueiro e Instituto da Criança. Uma das vítimas, um idoso de origem oriental, teve queimaduras de segundo grau.

“Esse foi um caso emblemático desta ocorrência. Um senhor com queimadura de segundo grau, das vias aéreas, relutava em deixar o apartamento. Era um chinês, com dificuldade de idioma. Ele foi socorrido para a Santa Casa”, disse o coronel Rensi.

Segundo a corporação, o primeiro chamado para a ocorrência foi feito à 1h04. Ao menos 45 viaturas se deslocaram para o local.

Irregularidades
Em entrevista ao Bom Dia SP, o coronel Roberto Rensi Cunha informou que o trabalho do Corpo de Bombeiros no prédio comercial da academia foi prejudicado por irregularidades.  “Quando chegamos, vimos que as portas corta-fogo estavam trancadas, o que é irregular. Nos deram um molho de chaves e tivemos que abrir as portas, o que dificultou o nosso trabalho”, falou.

Ainda segundo o coronel, as chamas foram intensificadas em três pavimentos por causa de outra irregularidade: a presença de gás GLP em botijões. “É proibido o uso de botijões nesse tipo de apartamentos, a não ser em áreas externas. A presença de GLP potencializou as chamas”, disse.

ainda segundo o oficial, a academia de ginástica estava irregular, já que os bombeiros haviam pedido alterações no projeto. "Nós solicitamos que o projeto fosse substituído, mas isso não foi feito", disse. O estabelecimento foi reformado recentemente, segundo os bombeiros. No local, funcionava um cinema antigo.

Trânsito
A operação causou a interdição do sentido centro da avenida Rio Branco junto à rua dos Timbiras e, no sentido bairro, junto à rua Antonio de Godói. Já na avenida Ipiranga, a interdição ocorre em ambas as pistas, junto à avenida Cásper Líbero.

A Defesa Civil também foi acionada e acompanha o trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros. Os danos estruturais do prédio e da academia ainda serão analisados.

Por volta das 7h, os bombeiros realizavam a parte final de rescaldo do incêndio. As causas ainda serão investigadas pela Polícia Civil.

O bloco R da Esplanada dos Ministérios, que abriga as pastas das Comunicações e dos Transportes, foi evacuado por volta das 17h de hoje devido a um princípio de incêndio que comprometeu os andares superiores. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), no subsolo do prédio, e apenas a fumaça aquecida teria alcançado os níveis mais altos, chegando pelo sistema de ventilação do ministério.

"Houve uma pequena explosão. Nada tão grave. Somente a fumaça chegou aos andares pelos tubos de ventilação", explicou o coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Mário Sérgio. Ele também ressaltou que a evacuação foi facilitada pela ação da brigada de incêndio e pelas condições de segurança do local. "Essa evacuação rápida mostra que as saídas de emergência estão funcionando bem."

A CEB desligou a energia do prédio para facilitar o combate ao fogo e evitar incidentes com os agentes do Bombeiros. Ninguém teria se ferido na ação, mas uma mulher teria entrado em estado de choque após deixar o ministério. "Vasculhamos cada sala e não encontramos ninguém preso. Também não há feridos. Apenas uma moça que teve pressão alta e passou mal após ser resgatada. Mas ninguém precisou ser levado ao hospital", disse o coronel Mário Sérgio.

Dos ministros das pastas abrigadas no bloco R, apenas o dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, estava no local. Ele participava de uma reunião no 6º andar quando o incidente começou. “Estava já com bastante fumaça, mas todos desceram sem pânico. Foi um susto.”

Ainda não há confirmação se o prédio será liberado para uso a partir de amanhã.

Um incêndio de grandes proporções atinge quatro armazéns de açúcar na manhã desta sexta-feira, no porto de Santos (SP), no litoral do Estado. Pelo menos três pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo Corpo e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Não há informações sobre.o estado de saúde dos feridos. Pelo menos 21 viaturas com mais de 60 bombeiros foram enviados ao local para combater as chamas. A corporação recebeu o primeiro chamado às 6h18.

Equipes do Corpo de Bombeiros contendo as chamas.

Um incêndio destruiu na madrugada desta segunda-feira (30) uma loja de brinquedos e outra de materias elétricos no Centro de Boa Vista. Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado por volta das 2h30 para conter as chamas, o fogo teve início na loja de eletrônicos. Ninguém ficou ferido. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

A intensidade do fogo e a ação rápida das chamas destruiram totalmente as lojas que tinham vários produtos inflamáveis. O bairro ficou encoberto pela fumaça em minutos. Os proprietários dos estabelecimentos acompanharam a atuação das equipes do Corpo de Bombeiros. Um passou mal e foi preciso ser levado ao hospital.

O comandande do Corpo de Bombeiros de Roraima, coronel Leocádio Menezes, informou que as equipes chegaram ao local 3 minutos após serem acionadas. Um efetivo de 97 bombeiros foram empregados no combate ao incêndio.

"Cinco caminhões e um efetivo bem equipado se deslocou para o local e conteve o incêndio, evitando a sua propagação para as demais lojas. Com 15 minutos de combate eles conseguiram confinar as chamas", destaca.

As lojas atingidas pelo incêndio ficam em um quarteirão comercial no Centro da capital. "Infelizmente, pelo material combustível da loja de brinquedos, a queima é muito rápida, mas evitou-se que o incêndio se propagasse no quarteirão como um todo", informa o coronel.

Uma residência que fica por trás das lojas por pouco também não foi atingida pelas chamas. A moradora, uma senhora de 80 anos, foi retirada do local e recebeu atendimentos devido a inalação da fumaça das chamas.

Até por volta das 5h da manhã as equipes ainda permaneciam no local para completar a extinção do fogo e impedir a reignição das chamas, deixando o local em condições de segurança. O comandante do Corpo de Bombeiros informou que as possíveis combustões expontâneas foram eliminadas.

A perícia do Corpo de Bombeiros deve começar os levantamentos no local do incêndio ainda na manhã desta segunda-feira. A equipe deve apontar qual foi a causa do incidente. O prazo é de 30 dias para emissão do laudo.

Contato

Telefone:
(12) 3354-0193


E-mail:
robson@acsincendio.com

Newsletter







Publicidade

Siga-nos!

FacebookTwitter

Engenheiro Robson

(12) 9 9726-3103

robson@acsincendio.com

Contato Escritório

(12) 3354-0193

www.acsincendio.com

Engenheiro Custódio

(12) 9 9768-7089

custodioacs@terra.com.br